sexta-feira, 3 de julho de 2015

Paçoca, pé-de-moleque, gibi, doce de amendoim, pé-de-moça, whatever

Mãe, dá um pouquinho disso que você está fazendo?

Eu cresci com a Vovinha cuidando de mim. Com ela eu aprendi o básico para sobreviver, como fazer arroz, bife, temperar feijão e algumas coisas diferentinhas.

Mas o mais legal que ela me ensinou foi fazer pé-de-moleque ou paçoca. O nome importa pouco. É um doce de amendoim que eu gosto muito de fazer, principalmente para presentear as pessoas.

E por gostar de presentear as pessoas com essa bomba de gordura e açúcar esse mimo, é comum me pedirem a receita. Vovinha adorava trocar receitas, por isso manterei a tradição e a compartilharei aqui. Vamos lá!

Paçoca ou pé-de-moleque
  • 500g de amendoim (torrado, descascado e moído... mas se quiser testar fazer com o amendoim inteiro, deve dar certo! Me conta se fizer, por favor!)
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 12 colheres (sopa) de açúcar - tanto faz se refinado ou mascavo, mas se for o mascavo, convém colocar um pouco menos pra não ficar tão forte.
Coloque tudo numa panela e leve ao fogo médio/alto e siga mexendo por uns 20 minutos, mais ou menos. A mistura começa a ficar pesada, então força aí!
Pra ver o ponto é só colocar um pouquinho do doce na água. Se ele não desmanchar, ficar firme, está pronto. Tire do fogo e continue mexendo por uns 5 minutos (ou não, eu tô cada vez mais preguiçosa pra fazer isso xP). Coloque a mistura sobre uma superfície untada com manteiga/margarina/óleo e, pra deixar liso é só pressionar a mistura com um pano úmido ou espátula, corte os pedaços e espere esfriar.

Olha, se você é uma pessoa que convivo (sim, convívio virtual conta), saiba que a minha meta é sempre fazer eu mesma pra você provar. Faça, é uma delícia. Só fique ciente que na primeira oportunidade que eu tiver de fazer paçoca para você, eu farei. Se você caiu aqui por acaso, aproveite bem a receita e me mande um email ou deixe comentário falando o que achou =)

Qualquer dúvida, é só perguntar! o/

2 comentários:

D.B disse...

Minha dúvida é: como eu só comi UMA vez na SUA casa?

Ana Duarte disse...

Eita! Talvez porque eu faça menos paçocas do que faço parecer e normalmente acaba sendo quando amigos de longe fazem uma visita ><