terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Gone Home


**TEXTO SEM SPOILERS**

Véspera de Natal e eu aqui, só nos joguinhos.

2013 foi um ano especial pra mim nesse sentido. Fiz uma conta no Steam e comecei a consumir esse tipo de mídia num ritmo... bom. xP

Terminei Gone Home agora pouco. Um jogo simples e curto, mas que merece nota. Merece MESMO. Ok, não tenho um panorama lá tão grande pra me basear, mas o jogo tem seguramente uma das melhores, talvez a melhor, imersão pela qual passei. E putaquepariu, essa porra emociona. Acredito que emociona tanto justamente por proporcionar uma imersão tão intensa.

O jogo começa com um ar de mistério - o personagem que você controla chega de viagem e não tem ninguém em casa. Aí você segue explorando tudo (por Deus, que lugar grande da porra!) pra descobrir o que aconteceu... E chora no final.

Sim, é sério, eu chorei com esse jogo.

Olha, eu joguei um bom tanto de coisas este ano, mas no final das contas o grande jogo pra mim foi Gone Home. Sem brincadeira. Foi foda. Ele É foda. O problema é que é bem complicado falar sem dar spoilers, por isso vou tomar muito cuidado no próximo parágrafo.

A história se passa em 7 de junho de 1995 e o personagem controlável é a filha mais velha de um casal aparentemente típico que acaba de voltar de uma viagem de um ano pela Europa. Durante o tour, seus pais e sua irmã três anos mais nova se mudaram para uma casa gigante. No jogo explicam o porquê da mudança e da casa vazia. Numa exploração mais dedicada, além de entender o que se passou com a família, você pega as entrelinhas das coisas. Sabe como é, né? Família nunca é uma parada muito simples.

A mecânica de jogo não traz dificuldade. É um primeira pessoa com foco na exploração. Por isso você consegue interagir bem com o cenário e objetos nele. Pode dar zoom para ver melhor o que não pode interagir, pode agachar, mas não pula nem corre. Não, não faz falta. Fora que você está em casa. Ninguém com mais de 12 anos corre e pula dentro de casa. xP

Por fim, recomendo, além do jogo, o DASH #40: Gone Home, onde os meninos do Jogabilidade falam um monte sobre ele. Eu ainda não ouvi porque tem spoilers, mas o trabalho deles nos podcasts é muito bom. Caso não conheça, dê uma chance que vale a pena ^^ (beijos pro meu Lindão, que me apresentou ao que hoje é o meu podcast favorito) Ah, e se o seu inglês for the book is on the table, tipo o meu, eles também fizeram tradução para português brasileiro. Facinho de instalar. E, pronto, acabei com os seus argumentos pra não jogar.

Agora vai lá comprar o jogo que tá em oferta até dia 03/01. E feliz natal.

Nenhum comentário: