segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Na escola com Duartão [série Duartão]

Ou fora dela... acho que seria mais apropriado. *cara de reflexão*

Antes de mais nada gostaria de avisar que este é o post que queria ter postado em maio na vibe do MALDITO estágio obrigatório, no qual eu assisto (sim, no presente, porque falta a segunda parte dessa porra pra fazer ¬¬) uma professora a beira de um ataque de nervos tentando dar aula pra um bando de pré-adolescentes retardados que se acham muito maduros e não estão nem aí pra porra nenhuma e a única coisa que fazem bem neste mundo é tornar a sala de aula num inferno ruidoso e caótico.

Bom, papis não era muito chegado a estudar. Trocava de escola quase tanto quanto trocava de roupa, passando por todos os tipos de colégio que você pode imaginar e, sempre que alguém bobiava, ele aprontava algo!

Uma das coisas que ele mais gostava de aprontar, ou de fazer, era sumir de lá. Sim, meu pai fugia da escola quase sempre que tinha possibilidade. Duartão gostava de lugares abertos, da rua, de roubar fruta do pomar alheio, de brincar, montar burro bravo e aprontar molecagens por aí. Assim, a escola era certamente um lugar muito chato pra ele e como quase não tinham atrativos para que permanecesse lá, acabou ficando até que bom nas fugas.

A técnica era até simples: quando a professora virava pra escrever uma coisa mais comprida na lousa, ele pegava as coisas - que logicamente já estavam meio arrumadas no jeito de escapar - e pulava a janela! Aí era só pular o muro baixo e correr pra casa do Bivô*.

*A saber: Bivô = seu Amador, pai do meu avô, logo avô do meu pai. E todo mundo se refere a ele por Bivô. As raras vezes que não o fazem usam Vô Amador.

Enfim, já aconteceu do pequeno Duartão fugir para a casa do Bivô com o diretor na cola dele. Ligeiro que só, conseguiu chegar e se esconder.

Mas o diretor não ia desistir. Bufando, bateu na porta e o Bivô atendeu:

Bivô: Pois não?
Diretor: Seu Amador, seu neto fugiu da escola e eu o vi correndo para cá. Esse menino só dá problema, é muito indisciplinado!
Bivô: Ah, o senhor viu meu neto correndo para cá? Pois o senhor viu errado! Meu neto não está aqui.
Diretor: Mas eu o vi entrando aqui...
Bivô: E eu digo que ele não entrou. O senhor não tem competência de cuidar da sua escola e vem dizer que o problema é o meu neto!
Diretor: Ora, olhe aqui, seu Amador...
Bivô: Olhe aqui o senhor, meu neto pode ser um menino levado, mas é uma criança muito boa! Se o senhor cuidasse melhor da sua escola ele não fugiria! Agora ponha-se pra fora daqui e vá cuidar das crianças que ainda não escaparam da escola. Passar bem!
*bate a porta*
*anda um pouco para dentro da casa*
Bivô: Nehemias, pode sair de baixo da cama.
Duartão: Brigado, vô!!! =D

Eu sei, esse tipo de comportamento não é legal de ser reforçado. Mas acho que o Bivô mimava meu pai e também não devia considerar a escola como algo assim muito fundamental na vida de alguém. Fora que provavelmente ele não ia com a cara do tal diretor.

Enfim, o pequeno Duartão era um moleque levado e pode não ter tido um comportamento muito louvável na escola (o que pode ser constatado pelas suas cadernetas), mas pelo menos não ficava causando na sala de aula como os capetinhas do estágio. Nas cadernetas o máximo que aparece de problema em sala são anotações relativas a agitação e/ou conversa... ou uma mentirinha de vez em quando, tentativas de fumar nas dependências da escola...

Tá, deixa pra lá. O Duartão era da pá-virada, mesmo. Mas essa que era a graça dele. ;]

domingo, 15 de agosto de 2010

Amigos

... bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
William Shakespeare

Eu conheci essa frase no convite da formatura da Lígia e me apaixonei por ela. Afinal, meus amigos são exatamente isso: a família que eu pude escolher. São pessoas que tenho prazer em ter próximas a mim, que me ensinam algo de alguma forma, que muitas vezes tem uma paciência incomensurável com as minhas reclamações.

Se não me engano dia 20/07 foi dia do amigo. Mas eu acho isso uma bobagem. Pra mim dia do amigo é todo dia, pois todo dia eu encho a paciência desse povo e eles enchem a minha também. Todos os dias eu estou com eles de alguma forma (SMS, MSN, GTalk, encontrando com eles ou até pelas DMs do Twitter), então todos os dias são dia do amigo pra mim. E mesmo quando a gente não se fala por falta de tempo, eles estão sempre comigo.

E chega. Esse blog de mau-humor tá muito cheio de viadagem pro meu gosto.

Abraços!

Morram todos. Grata.

domingo, 8 de agosto de 2010

Policial... zinho [série Duartão]

Maldita correria que não me deixou postar isto no mês passado. Mas ok, valeu a pena aquele caos e o post será quase um presente pro Duartão. =P

Bom, já mencionei que o Duartão era meio esquentado, né? Esta história, que é uma das minhas favoritas, é fruto do seu gênio meio difícil e explosivo.

Com base nas minhas pesquisas, calculo que na época ele tinha entre 19 e 21 anos. Ou seja, ele era mais novo do que eu quando esta história aconteceu lá por volta dos anos 1970.

Duartão já fez um pouco de tudo na vida, mas a profissão dele (ou o que ele fez por mais tempo) era gráfico. Além de lidar com as impressões, ele também era mecânico das máquinas e trabalhou em mais de uma ocasião com parentes.

O causo aqui começa quando o Duartão tava em Londrina trabalhando com o tio Samuel. Uma noite, depois do trabalho, meu pai foi lá num bar tomar uns gorós pra relaxar. E tava quieto no canto dele, vendo uns caras jogando sinuca e tal.

Lá pelas tantas entram dois policiais no bar. Caras retardados do tipo que só por vestirem fardas pensavam que eram gente. E um deles nem tamanho de gente, tinha. E claro que esse baixinho era mais encardido e metido a otoridade. ADORO essas pessoas. ADORO! ¬¬

Não me lembro muito bem, mas acho que os policiais, o baixinho principalmente, encrencaram com os caras da sinuca - talvez meu pai estivesse jogando - por qualquer bobagem. Respostas atravessadas, meu pai se meteu no meio e o baixinho foi querer cantar de galo pra cima dele... Sim, deu merda.

Não deu tempo de baterem boca. No que o policialzinho chegou perto dizendo que ia prendê-lo por desacato, Duartão virou um puta soco e fez o nanico cair estatelado no chão. Aí veio o outro maldito policial e prendeu meu pai. Maldito porque era maldito, não porque prendeu meu pai. Aí o pintor de rodapé levantou... e Duartão, que não perdoava uma, viu que o carinha tava torto por causa do soco! Andava meio fora de prumo! xD

O tempo que ficou na cela esperando o tio ir tirá-lo da cadeia, Duartão se satisfez observando o policialzinho andando na delegacia com o pescoço torto. Ele me disse que o prazer de vê-lo daquele jeito compensava o fato de estar preso.

Acho que ele nem chegou a ver o sol nascendo quadrado naquele dia, pois o tio foi lá e jogou um xaveco no delegado que se bobiar era até meio conhecido dele. Aquela coisa "ah, meu sobrinho é de São Paulo, meio cabeça quente e já tinha tomado umas cuba-livre... Solta ele, vai? Eu converso e ele vai se comportar". Opa, vai muito! Se comportou direitinho até o final da vida! =P

Mas, pensando nisso agora, meu pai deu é muita sorte disso ter acontecido em Londrina. Se fosse aqui em São Paulo acho que tinham levado ele pro DEOSP até... E não teria sido tão fácil de sair de lá, não. Aiai, era um imbecil, mesmo ¬¬.

E você, caro leitor, abraços no paizão! Que eu fico aqui com as boas memórias do meu!

Semana que vêm tem mais! xD


PS: post em horário boêmio pra combinar com o Duartão!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Só para registrar

No final das contas eu fui na Lôca de novo ¬¬.

Fiquei lá aproximadamente duas horas e meia e tive a sensação de ouvir a MESMA música todo esse tempo. Ao menos tava bem mais vazio. Ainda bem.

Mas ir na Lôca é sempre meio surreal. Enquanto dois amigos conversavam sobre Escola de Frankfurt, um analfabeto bêbado foi tentar puxar papo comigo. Analfabeto porque se soubesse ler, teria notado o aviso da minha camiseta* e se mantido longe.

Mas eu tô postando mesmo pra mencionar algo que esqueci no outro post: daquela vez, e nesta última também, eu ficava olhando pras paredes e pensando em como seria legal ter um Fusca Blue nelas! Ah, já têm uns stencil nelas! Um fusquinha junto ia ficar bonitinho xD! E essa patologia eu peguei da Amanda =P.

Aproveitando: feliz aniversário (adiantado), Diego! Meu querido amigo que me arrasta pra esses programas lotados de pessoas e me faz ouvir músicas que normalmente não escutaria. Me divirto enchendo o saco dele =P. Felicidades e chega, caso contrário inflo demasiadamente o ego da criatura. =*


*O que tinha na minha camiseta? Ora, a minha descrição aqui no blog! AVISO: não me perturbe - psicopata em tratamento! Teve gente que pensou que eu ia arrancar a cabeça do cara... Hm, se não fosse o sono, eu teria arrancado! =D